top of page
DEPOIMENTOS

“Zacarias Gama é um grande intelectual brasileiro. Trabalhamos juntos há muito tempo no Laboratório de Politicas Publicas da Uerj (LPP). De repente, ele nos surpreendeu com suas fotos. A fotografia e' uma arte extraordinária, que sobrevive ao longo do tempo, pela suas formas particulares de captar o mundo. Tenho orgulho de ter um amigo assim. Obrigado, querido Zacarias, por essas formas especiais de ver o mundo com que você nos presenteia.”
Emir Sader - Sociólogo

“Conheço e convivo com o colega e amigo Zacarias há mais de três décadas, o mesmo tempo que ele dedicou à docência, pesquisa e atividades de extensão formando gerações de estudantes na graduação e pós graduação. Um verdadeiro mestre no ensinar e educar. Ensinar despertando o senso de investigar e buscar o que subjaz aos fatos e fenômenos. Educar, não negando aos seus alunos a análise crítica dos problemas e dívidas de uma das sociedades mais desiguais do mundo. Mas foi com a aposentadoria que conquistou o tempo livre que, como nos ensinou Marx, não se confunde com fins de semana e nem férias, mas um tempo de efetiva possibilidade de escolha e fruição. Este é o tempo, também, de criação e a arte é seu berço. Em pouco tempo seu olho arguto e certeiro o revelou um artífice do fotografar e por esta via nos mostrar dimensões da vida humana e da relação com a natureza que só a arte pode captar.”
Gaudêncio Frigotto - Filósofo

“Quando vejo as fotos de Zacarias penso que a poesia se revelou. A sua galeria de fotos no Instagram são de rostos de artistas locais da cidade e muito muito mais.
Sempre me surpreende a força dos contrastes dramáticos e intensos ZG tem humor e não perde o foco de sempre! .Está sempre atento às luzes e sombras do cotidiano, que se tornam uma infinita gama de possibilidades nas suas mãos de artista.
É sempre desafiador ser, estar e permanecer na condição de artista integral ! Esse mineiro chegou chegando sem disfarces ou truques. Chegou com a elegância de seu olhar iluminado e cheio de fotos...cliques mágicos do preto e branco.”
Augusto Herkenhoff - Artista Plástico

“Em 1977, entrou na sala do Colégio São Vicente de Paulo um professor de cabelo e bigode pretos para nos dar aulas de História. Desde o primeiro momento em que Zacarias Gama começou a falar, a turma, como que hipnotizada, iniciou uma viagem no tempo embalada pela narrativa precisa e carismática do novo professor. É bom lembrar que naquele final dos anos 70 não havia internet, tv a cabo e muito menos streaming. Os documentários nos cinco canais de televisão existentes eram raros e com as limitações tecnológicas da época, Mas as aulas do Zacarias não conheciam limites ou fronteiras. Elas nos faziam viajar.
Anos depois, quando reencontrei o querido mestre, soube que passara a se dedicar à fotografia. Não estranhei, porque muito antes de apontar lentes para o mundo, ele já se dedicava às imagens, produzidas então nas mentes de seus alunos. Hicsos, fenícios, cretas… podíamos vislumbrar povos e civilizações graças às suas pala-vras, proferidas com maestria na sala de aula. Como quem lia um livro e imaginava a história, as roupas, os gritos e os sussurros dos personagens, nós, estudantes, viajávamos no tempo e no espaço graças ao talentoso professor e sua verve.
Vendo as fotos postadas neste site, podemos perceber o cuidado com a iluminação e os enquadramentos. A sensibilidade para capturar instantâneos se junta à lúdica exploração dos recursos, sejam filtros ou panorâmicas. Assim como a tecnologia da fotografia, o fotógrafo Zacarias Gama também está em constante evolução e aper-feiçoamento. Se não havia limites para o conhecimento do professor, não há para o do fotógrafo.
O que mais me chama atenção, porém, é a relação de continuidade entre o profes-sor e o fotógrafo. As imagens os unem. Antes, eram impressas na imaginação dos alunos que o ouviam e agora elas chegam a todos, indistintamente, pela retina, pro-duzindo igualmente o mágico efeito de fazer pensar.”
Marcelo Migliaccio - Jornalista

“O professor Zacarias Gama, já consagrado em seu percurso histórico e educacional vem, há algum tempo, fazendo uso de suas companheiras samsungs como instrumento para nos revelar pequenas joias.
É dele a bela coletânea de fotos em pleno Instagram (@zacariasjgama), cujas peças soltas muitas as vi fazendo n’algumas esquinas do Rio, em bares, restaurantes, metrôs, numa apreensão da realidade que, forjada previamente num olhar crítico e transcendente à lente mecânico-digital — induz-nos para uma cognoscibilidade a se impor na apreensão mesma de um segmento que aos olhos absortos já se nos apresenta pulsátil e atuante.
Tenho enorme apreço pela obra zacariana. Vi-o desde os primórdios nessa lide de capturas. E nada melhor do que acompanhá-lo nas rudimentares câmeras até esses bólidos atuais que ainda se acompanham de um trabalho meticuloso por meio de aplicativos modernos a ampararem o amador quase profissional.
Temo pelo dia da consagração: serão extremamente valiosas cada película que hoje contemplo sob a aura já distante do amadorismo. Impõe-se já, de imediato, seu perfil profissional e com indicações definidas.
A coletânea, aqui, dispõe de trabalhos concertantes — e por que não desconcertantes? O olhar do curioso encontrará na captura instantânea de Zacarias, a mesma instantaneidade do olhar do autor refletido em peças P&B de enorme quilate.
Atentem ao trabalho majestoso!”
Virgílio Almansur - Médico Psicanalista e Músico
bottom of page
